Leonardo da Vinci e Igreja de San Barnaba

Em Veneza, o espaço antes ocupado por uma igreja católica cede espaço para uma exposição sobre os inventos de Leonardo da Vinci – inclusive a parte externa dessa igreja foi utilizada como cenário do filme “Indiana Jones e a Última Cruzada”. Veja um pouco mais sobre a igreja, o filme e as invenções de Leonardo da Vinci. (Veja mais sobre a cidade de Veneza clicando no link).

Interior da Igreja de San Barnaba e exposição sobre as invenções de Leonardo da Vinci. Foto: ViniRoger.

Interior da Igreja de San Barnaba e exposição sobre as invenções de Leonardo da Vinci. Foto: ViniRoger.

Chiesa di San barnaba (Igreja de São Barnabé)

Está localizada no Campo di San Barnaba, do outro lado do Grande Canal com relação à Piazza di San Marco (próximo à parada Ca’ Rezzonico do vaporetto). Fundada no século IX, foi reconstruída em 1749.

Igreja de San Barnaba. Foto: ViniRoger.

Igreja de San Barnaba. Foto: ViniRoger.

Barnabé foi um dos primeiros cristãos mencionados no Novo Testamento. Seus pais, judeus helênicos lhe deram o nome de José, mas quando ele vendeu todos os seus bens e deu o dinheiro aos apóstolos em Jerusalém, eles lhe deram um novo nome, Barnabé, que parece originar-se do aramaico que significa “(o filho do) profeta”. Quando Barnabé foi à Síria e a Salamina (Chipre) pregando o evangelho, alguns judeus caíram sobre ele quando estava pregando na sinagoga, arrastaram-no para fora e apedrejaram-o até a morte. Seu primo, João Marcos enterrou seu corpo em uma caverna, onde permaneceu até a época do imperador Zenão I, em 485 d.C. Seus restos mortais foram encontrados em 488. Seu túmulo se encontra no mosteiro construído em seu nome, em Salamina, sendo venerado como o santo padroeiro de Chipre.

Indiana Jones e a Última Cruzada

Filme de 1989 dirigido por Steven Spielberg e baseado em história de George Lucas, conta a história do arqueólogo Indiana Jones (Harrisson Ford) tem acesso à um misterioso envelope que contém informações sobre a localização do lendário Santo Graal, o cálice que Jesus Cristo teria utilizado na Última Ceia. Quando seu pai, o professor Henry Jones (Sean Connery), é sequestrado pelos nazistas, o aventureiro irá embarcar numa missão perigosa para salvá-lo e impedir que a relíquia sagrada caia em mãos erradas.

Com a ajuda da cientista austríaca Drª. Elsa Schneider, Indiana encontra uma pista da localização do Santo Graal na Igreja de San Barnaba. No caminho a pé do Grande Canal para a igreja, é comentado que a mesma tornou-se uma biblioteca (na verdade, virou um espaço para exposições). Somente as cenas filmadas no exterior do prédio são de Veneza: o interior da igreja é bem menor (vide as fotos da exposição) e as cenas do filme foram feitas em estúdio. Elsa explica ainda que existem catacumbas nos subterrâneos de Veneza, feitas pelos cristãos para escaparem da execução no século IV. Na verdade, os registros mais antigos de ocupação datam do século V, devido ao fluxo de refugiados gerado pelas invasões germânicas e hunas.

Cenas do filme "Indiana Jones e a ùltima Cruzada" no interior da biblioteca (com vitral) e das catacumbas: não existem em Veneza.

Cenas do filme “Indiana Jones e a ùltima Cruzada” no interior da biblioteca (com vitral) e das catacumbas: não existem em Veneza.

As catacumbas (ou criptas) são cemitérios subterrâneos, sendo que os maiores e mais famosos encontram-se em Roma e Paris. Deixando as dificuldades óbvias de construir catacumbas em uma cidade que é um pântano aterrado, ninguém até então era executado por ser cristão já que a religião oficial de Roma era o cristianismo. Além disso, o sepulcro que eles acham é medieval (ou até mesmo vários séculos mais velho) e a inscrição nele é feita em “romântico” estilo gótico do século XIX.

Leonardo da Vinci

Leonardo di Ser Piero (1452-1519) nasceu em Anchiano, um vilarejo (frazione) da comuna de Vinci, província de Florença, Itália (daí o seu nome levar “da Vinci”). Uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento, se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico, sendo ainda conhecido como o percursor da aviação e da balística.

Duas de suas obras, a Mona Lisa (em exposição no Museu do Louvre, em Paris) e A Última Ceia (exposta no Cenacolo Vinciano, em Milão), estão entre as pinturas mais famosas, mais reproduzidas e mais parodiadas de todos os tempos. O desenho do Homem Vitruviano também é tido como um ícone cultural: é um conceito apresentado pelo arquiteto romano Marco Vitruvio Polião que apresenta as proporções do corpo humano determinadas por um raciocínio matemático baseado em parte na proporção áurea.

Os estudos de Leonardo da Vinci foram gravados, em sua maioria, escritos de forma invertida (provavelmente por ser canhoto) em cadernos compostos por cerca de 13.000 páginas de notas e desenhos que fundem arte e filosofia natural (precursora da ciência moderna). Já trabalhou como engenheiro e arquiteto militar: concebeu um sistema de barricadas móveis para proteger a cidade Veneza de um ataque naval, tinha um esquema para desviar o fluxo do rio Arno, bombas hidráulicas, canhões, engrenagens, ponte giratória, entre outros.

Produziu muitos estudos detalhados do voo dos pássaros, incluindo o seu Codex sobre o Voo dos Pássaros de 1505, bem como planos para várias máquinas voadoras, tentou aplicar seus estudos para os protótipos que desenhou, o primeiro batizado de “swan di volo” (Cisne voador), segundo especialistas é de 1510, inclusive um helicóptero movimentado por quatro homens, e um planador cuja viabilidade já foi provada. Veja as maquetes de alguns desses inventos ligados à aviação:

 Inventos ligados a aviação da exposição de Leonardo da Vinci (Igreja de San Barnaba, Veneza). Fotos: ViniRoger.


Inventos ligados a aviação da exposição de Leonardo da Vinci (Igreja de San Barnaba, Veneza). Fotos: ViniRoger.

Nomes dos inventos da esquerda pra direita: Vite Aerea (“helicóptero”), Deltaplano, Máquina voadora, Ala battente (“Asa voadora”), Planador com asas (último, embaixo). No centro, um anemômetro de escova (quanto mais forte o vento, mais alto sobe a placa de metal pendurada).

Compartilhe o link desse texto, mas se for copiar algum trecho, cite a fonte. Valorize nosso trabalho.
Mais informações na licença de uso do site.

Um Pingback/Trackback