Kit de lentes para celular

Veja essa análise de um kit com quatro conjuntos de lentes para celular, comprado no site Mercado Livre e comum no comércio ambulante com baixíssimo custo – 65 reais em 2016. Uma lente desvia a luz refletida ou emitida pelos objetos de modo a criar imagens maiores de objetos muito distantes, melhorar definição de objetos muito próximos, ampliar o campo de visão, etc.

Kit de lentes (teleobjetiva embaixo, fisheye e wide+macro em cima) com clip e rosca anexos ao celular. Foto: ViniRoger

Kit de lentes (teleobjetiva embaixo, fisheye e wide+macro em cima) com clip e rosca anexos ao celular. Foto: ViniRoger

Com o melhoramento tecnológico das câmeras para celular, as vendas de modelos compactos de câmeras digitais tem ficado cada vez mais restrito. Se o consumidor quiser mais opções para o conjunto óptico de sua máquina de fotografia, existe mais variedade nos modelos semi-profissionais (ou mesmo profissionais), que são bem maiores e mais caros.

No entanto, é possível usar lentes anexas alinhadas com a abertura da câmera. Elas podem ser presas uma a uma através de rosca em um suporte preso por pressão ao celular, sem danificá-lo. Também existem modelos com um anel magnético que se acopla diretamente ao celular quando ele tiver um aro de metal ao redor da abertura da câmera.

Uso

Basta abrir o clip (prendedor) e encaixá-lo de modo a alinhar o centro da rosca com a abertura da câmera – a parte de contato é anti derrapante e macia o suficiente para não danificar o aparelho. O anel com rosca é deslizante, o que permite pequenos ajustes. Possui também um parafuso, que permite melhorar a fixação no caso de celulares muito finos ou de maior espessura.

Um dos cuidados que se deve ter é que o flash pode ficar bloqueado ou gerar uma sombra na foto quando for ativado. Em certos casos, é melhor deixá-lo desligado.

Fotos tiradas com um celular Samsung Galaxy Gran Prime: sem lentes extras, com teleobjetiva, com olho de peixe e uma flor com lente macro. Fotos: ViniRoger

Fotos tiradas com um celular Samsung Galaxy Gran Prime: sem lentes extras, com teleobjetiva, com olho de peixe e uma flor com lente macro (sem grande angular). Fotos: ViniRoger

Lentes

Os conjuntos de lentes podem ser presos um a um através da rosca no prendedor. Dentre os modelos disponíveis no mercado, estão:

  • Teleobjetiva

Ideal para dar fotografar objetos distantes. O zoom é grande mas é fixo, sendo possível ajustar o foco girando o anel no próprio corpo do conjunto de lente. Possui um aumento de 10 vezes, ângulo de visão de 16° e diâmetro da objetiva de 18 mm.

  • Olho de peixe (“fisheye”)

É um tipo de objetiva grande-angular que proporciona um ângulo de 180°. Muito útil para fotografar espaços pequenos, como quartos de hotel e salas de museus, e grandes, visando ampliar o horizonte, fazer fotos panorâmicas e hemisféricas (foto do céu todo, por exemplo). A desvantagem é a distorção nas bordas – normal aparecer bordas pretas circulares nas pontas da foto. É formada de 3 elementos em 3 grupos.

  • Grande Angular (“wide”)

Aumenta o campo de visão ao projetar um círculo de imagem maior do que seria o comum para uma objetiva de design padrão de mesma distância focal. A lente que compõe o conjunto amplia o campo visual 0.67X.

  • Macro

Fundamental para fotografar objetos muito pequenos e muito próximos da câmera – no caso, entre 10 e 23 milímetros. O que estiver longe, fica desfocado, mantendo o objeto de primeiro plano ainda mais destacado. Como a lente fica muito perto do objeto, o campo visual diminui bastante; para evitar esse problema, ela pode atuar em conjunto com uma grande angular (nesse kit, são as únicas que encaixam entre si).

Foto de lente macro com teleobjetiva - a sombra na direita foi por causa do mal alinhamento feito à mão. Foto: ViniRoger

Foto de lente macro com teleobjetiva – a sombra na direita foi por causa do mal alinhamento feito à mão. Foto: ViniRoger

Caso queira diminuir um pouco essa distância entre a macro e o objeto, uma forma é encaixar a lente macro (sem a grande angular) e alinhar teleobjetiva na frente. Muito equilíbrio nesse caso porque não tem rosca entre as duas para fazer essa “gambiarra”.

Além de fotografias, as lentes podem ser utilizadas para gravação de filmes. Veja mais sobre Fotografia clicando no link.

Compartilhe o link desse texto, mas se for copiar algum trecho, cite a fonte. Valorize nosso trabalho.
Mais informações na licença de uso do site.