ILA Berlin Air Show

O ILA Berlin Air Show (do alemão Internationale Luft- und Raumfahrtausstellung) é um evento que acontece todo ano par no Berlin ExpoCenter Airport, sudoeste da capital alemã. Ele combina uma grande exposição comercial para as indústrias aeroespaciais e de defesa com um show aéreo aberto ao público. O formato é semelhante ao Paris Air Show (França), e ao Farnborough International Airshow (Grã-Bretanha), os outros grandes eventos no calendário europeu de shows aéreos. Lembra um pouco a Labace (Latin American Business Aviation Conference & Exhibition), uma das feiras de aviação executiva mais importantes da América Latina que acontece anualmente em Congonhas (São Paulo).

Fundada em 1909, o ILA afirma ser a mostra de show aéreo mais antigo do mundo e está entre as maiores e mais importantes feiras do comércio aeroespacial atualmente. De acordo com os organizadores, o Berlin Air Show atraiu 125.000 visitantes profissionais e 105.000 membros do público em geral, com 3.600 jornalistas de 65 países em 2012. O evento de Berlim começa com três dias somente para os profissionais da aviação, abrindo para o público em geral na sexta-feira, sábado e domingo.

Forças aéreas de diversos países, como Alemanha, Itália, EUA e Turquia, levam suas aeronaves para exposição e demonstrações aéreas. Na edição do ILA Berlin Air Show de 2014, foi possível ver helicópteros militares voando de cabeça para baixo e fazendo acrobacias, caças voando em formação e soltando fumaça, simulações de aproximação de aeronaves. Todas as atrações eram anunciadas no alto falante em alemão e em inglês e aconteciam continuamente.

Os visitantes também podiam visitar o interior de aeronaves civis e militares, devendo esperar alguns minutos em uma fila para cada uma. A maior atração foi um Airbus A380 recém construído que seria entregue à Emirates Airlines nos próximos dias, onde era preciso esperar uma hora e meia na fila. Mas com os shows aéreos acontecendo a todo instante, o tempo passava rápido.

Veja esse vídeo do passeio que é oferecido dentro do A380, começando pela classe econômica e subindo as escadas para o bar, classe executiva e primeira classe, com cabines individuais (no final, um pouco das demonstrações aéreas que aconteceram no evento):

O vídeo e as fotos a seguir são da edição de 2014 e de autoria de Vitor Carvalho Pinto.

Compartilhe o link desse texto, mas se for copiar algum trecho, cite a fonte. Valorize nosso trabalho.
Mais informações na licença de uso do site.