Florença

Florença (ou Firenze) é maior cidade da região da Toscana (Itália), já foi o centro da República Florentina e ainda é uma das mais belas cidades do mundo. Sua origem remonta de um antigo povoado etrusco, e foi governada pela família Médici desde o início do século XV até meados do século XVIII. A cidade também é cenário de obras de artistas do Renascimento, como Michelangelo, Leonardo da Vinci, Giotto, Botticelli, Rafael Sanzio, Donatello, entre outros.

Vista de Florença a partir da Piazza Michelangelo: ponte Vecchio, Palazzo Vecchio e Catedral (da esquerda pra direita). Foto: ViniRoger.

Vista de Florença a partir da Piazza Michelangelo: ponte Vecchio, Palazzo Vecchio e Catedral (da esquerda pra direita). Foto: ViniRoger.

Atrações turísticas

  • Catedral de Santa Maria dei Fiore – Revestida com mármore verde, rosa e branco, o Duomo, levou quase 2 séculos para ser construída, é um dos principais cartões postais de Firenze. Possui obras primas da arte renascentista e um museu onde estão utensílios utilizados em sua construção.
Catedral de Santa Maria dei Fiore, Florença. Fotos: ViniRoger.

Catedral de Santa Maria dei Fiore, Florença. Fotos: ViniRoger.

  • Ponte Vecchio – construída em 1345, é fechada e possui lojas em toda sua extensão.
  • Galleria delli Ufizi – O museu foi construído em 1560 a pedido de Cosimo I de Médici e abriga enorme acervo de esculturas, quadros, peças de porcelana, preciosidades como a “Madonna del Cardellino”, de Rafael, os enormes e maravilhosas telas de Boticelli, como “Nascimento de Vênus” e “Anunciação da Primavera”, entre outros.
  • Galleria della Academia – Famosa pela gigante escultura de Davi, de Michelangelo, que antes ficava na Piazza della Signoria, e devido à condições atmosféricas foi transferida.
  • Santa Croce – Esta igreja guarda 276 sepulturas de nomes imortais das artes, como Michelangelo, Ghiberti, Machiavelli e Galileo.
  • Palazzo Castellani – Datado de finais do século XI, que era a fortaleza que protegia o porto fluvial no Arno e fazia parte da cerca antiga das muralhas de Florença. Em seus três andares, hospeda o Museo Galileo / Museo di Storia della Scienza (veja mais clicando no link).
  • Piazza della Signora – Um museu ao ar livre cercada por esculturas como o Perseu de Cellini e o Rapto das Sabinas, de Giambologna, a cópia de David (o verdadeiro está na Academia). É a localização também do Palazzo Vecchio, atual sede do governo fiorentino e com algumas obras em exposição.
Palazzo Vecchio e esculturas expostas na Piazza della Signora. Fotos: ViniRoger.

Palazzo Vecchio e esculturas expostas na Piazza della Signora. Fotos: ViniRoger.

  • Palazzo Piti – Antiga residência dos Medici, projeto grandioso de Brunelleschi, com exemplos obra arquitetônica do Renascimento.
  • Piazalle Michelangelo – boa vista panorâmica.

Você também pode ver as atrações através de um city-tour pela cidade. Veja também o vídeo do Nerd Tour por Florença e mais informações nos sites Vamos para a Itália – Firenze, Viagens e Dicas e Dicas e Turismo. Caso vá de carro, veja a zona de tráfego limitado da cidade e outras particularidades no post Dirigindo na Itália.

Compartilhe o link desse texto, mas se for copiar algum trecho, cite a fonte. Valorize nosso trabalho.
Mais informações na licença de uso do site.

Um Pingback/Trackback