Família Dinossauros

“Família Dinossauros” é uma série de televisão americana que foi muito popular no Brasil nos anos 1990. A Família Silva Sauro (Sinclair, em inglês) vive em uma sociedade dominada pelos grandes répteis, onde os humanos são animais selvagens. Apesar de ser concebida como um programa infantil, faz uma crítica bem humorada ao chamado “american way of life” e uma sátira da sociedade e dos costumes da classe média desse país.

Para ilustrar essa questão da crítica, selecionei um dos episódios, o episódio 26 chamado “E o vencedor é…” (veja abaixo). Nele, o Sábio (chefe de estado dos dinossauros) morre e abre-se o posto para a população eleger um novo líder. O Sr. Richfield, patrão do Dino da Silva Sauro e o “malvado” da história, que ser eleito.

Existem várias críticas ao sistema político democrático atual, veja alguns exemplos:

03:03 – Veja como é escolhido o adversário do Sr. Richfield em suas próprias palavras: “Felizmente os grandes colaboradores que financiam o meu partido também financiam o outro partido, é claro. Então só preciso achar um candidato de oposição extremamente tapado e profundamente burro para que eu possa ganhar sem nenhum problema.” Realmente, veja os principais doadores das campanhas das últimas eleições para presidente no Brasil pelo site Transparência Brasil. E quanto a escolher um outro candidato só para ele perder, me faz lembrar do Lula nos anos 1990 (não sei se é isso, mas que eu lembrei, lembrei).

06:40 – “No nosso sistema, um homem não pode chegar até o topo sem uma oposição. A nossa constituição exige que deixe os eleitores acharem que eles tem escolha, e isso é democracia“. Disse tudo.

08:01 – O entrevistador perguntando “Sr. Richfield, soube que o senhor é a favor de cobrar altos impostos dos pobres e nenhum imposto dos ricos“, ao que o sr. Richfield responde “É verdade, eu chamo isso de teoria inversa. As pessoas ricas moram em casas grandes, no alto das colinas, e então se dermos a eles todo o nosso dinheiro, ele pode escorregar de seus bolsos e rolar para onde o pessoal pobre está“. Uns 10 anos depois do episódio ir ao ar, o ex-presidente dos EUA, George W. Bush, realizou um corte de impostos para os mais ricos! E essa história de deixar os ricos cada vez mais ricos para então “escorrer” algum dinheiro para o resto da população, isso é feito a todo momento quando boa parte do investimento público vai para poucas obras muito caras e com impacto bem indireto na economia. Por exemplo, os benefícios da Copa do Mundo e o aquário de Fortaleza.

Outro episódio bem crítico é o último, no qual os dinossauros acabam com uma espécie de besouro, gerando um desequilíbrio ecológico em cadeia com outras espécies até que decidem explodir vulcões para acabar com as pragas e acabam com praticamente todas as espécies, incluindo a deles

Para ver a lista dos episódios clique aqui e para assistir a série completa online clique aqui.

Compartilhe o link desse texto, mas se for copiar algum trecho, cite a fonte. Valorize nosso trabalho.
Mais informações na licença de uso do site.

2 Pingbacks/Trackbacks