Esportes, Futebol e Meteorologia

Muitas atividades físicas são realizadas e melhor aproveitadas quando se está ao ar livre. Assim, as condições da atmosfera são fundamentais, influenciando desde a possibilidade de realizar um esporte e até mesmo no desempenho de atletas profissionais. No caso de esportes na neve, as atividades e competições devem ser interrompidas caso ocorra uma nevasca. Ventanias podem inviabilizar desde empinar pipa e aeromodelismo até velejar e voos em aviões de lazer (veja essa matéria de como a Meteorologia faz a diferença numa competição de iatismo).

storm-soccer-soccer-balls1-240x320

Muitas vezes as pessoas acreditam fazer exercícios e ficarem saudáveis, mas se realizados em um ambiente com muita poluição, como ao longo de avenidas muito movimentadas, o corpo vai entrar em contato direto com maior quantidade de poluentes. Dentre os mais comuns estão o ozônio, que irrita as vias respiratórias (veja mais no artigo “ozônio e poluição“), e o material particulado, que ajuda a formar aquele pó preto. Caso o ar esteja seco, a perda de água e irritação das vias respiratórias ficam acentuados (veja mais no artigo “água na atmosfera“). Outro ponto que muitos não se atentam quando saem ao ar livre é a proteção contra os raios ultravioletas, princialmente no horário de maior radiação solar (entre 10h e 14h – Veja mais no artigo “Meteorologia e cosméticos têm muito em comum“).

Veja abaixo uma apresentação muito boa sobre a relação entre esportes e Meteorologia, feita pela autora do blog Meteorópole. Tem dicas valiosas de como se proteger em caso de raios.

Para conhecer alguns esportes radicais praticados nas alturas, clique no link. A Somar Meteorologia também montou uma série de vídeos sobre o assunto (assista-os abaixo):

Quando temos jogos de futebol da Libertadores, sempre ouvimos falar dos problemas que os atletas enfrentam por jogar na altitude. Isso acontece porque quanto maior a altitude, a quantidade de ar diminui, ficando cada vez mais rarefeito. A pressão do ar também diminui, de uma maneira exponencial conforme sobe-se a montanha, e a pressão parcial do oxigênio diminui, ficando cada vez mais difícil respirar. Veja maiores explicações nesse vídeo sobre a Zona da Morte (uma região onde a maioria das pessoas somente consegue repirar usando meios artificiais). Outro ponto importante e que pode causar inclusive mortes é a ocorrência de raios, conforme apresentado nos slides acima.

Compartilhe o link desse texto, mas se for copiar algum trecho, cite a fonte. Valorize nosso trabalho.
Mais informações na licença de uso do site.

Um Pingback/Trackback