Entenda a América com a turma do Chaves

Uma nova forma de entender a política dos países da América a partir das características e do relacionamento dos personagens do seriado Chaves. Criada e protagonizada pelo mexicano Roberto Gómez Bolaños (o Chespirito), começou a ser escrito no início dos anos 1970. Com o nome original de El Chavo del Ocho, é uma comédia de situação que aborda as interações de um grupo de pessoas que moram em uma vila. Para saber mais sobre o criador e suas séries, visite o site Canal 8 o post sobre Chaves e Chapolin.

Muitas vezes, dessas interações surgem piadas e críticas de cunho político e social. Um exemplo: em tempos de guerra fria, Seu Madruga diz que só existe uma Alemanha, mas a Chiquinha corrige dizendo que a Alemanha estava dividida em Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental. Então o Seu Madruga completa “bom, é que de um lado tomam cerveja e do outro vodca“, relacionando assim a Alemanha Ocidental e a cerveja aos EUA (capitalismo), e Alemanha Oriental e a vodca à União Soviética (comunismo).

entendaamerica

No seriado aparecem várias piadas que nos parecem sem sentido, por causa da época, da cultura mexicana ou do idioma espanhol, e que foram traduzidas e dubladas alterando-se o sentido original. Veja mais no site do Cavaleiro com Solitária.

Para fechar, um vídeo do Seu Madruga se confundindo com Paris, e sua capital, a França… ou ao contrário?

Compartilhe o link desse texto, mas se for copiar algum trecho, cite a fonte. Valorize nosso trabalho.
Mais informações na licença de uso do site.
  • Mary

    Isso, isso, isso…
    Muito bom.

  • Vinicius snell

    😀

    Valeu pela referência!!!

  • Amanda

    kkkkkkkkkkkkk

    daora, mas é cruel!