DC-6

O Douglas DC-6 foi um avião quadrimotor a pistões construído pela Douglas Aircraft Company de 1946 a 1959. Pretendido originalmente como um avião militar perto do fim da Segunda Guerra Mundial, foi modificado para competir com o Lockheed Super Constelation no mercado de transporte de longo alcance.

Avião DC-6 do Museu Eduardo Matarazzo. Foto: ViniRoger

Avião DC-6 do Museu Eduardo Matarazzo. Foto: ViniRoger

O DC-6A foi uma adaptação ao modelo original, com maior capacidade e autonomia, assim como uma porta de grandes dimensões para o transporte de carga. O DC-6B foi uma versão com as características do DC-6A mas projetada para o transporte de passageiros. Já o “C” servia tanto para carga como para passageiros.

Em 1957, foram comprados quatro aviões pela Lóid Aéreo (dentre eles, o PP-LFB). Logo foram arrendados para a Panair do Brasil, sendo usados em linhas internacionais da Europa, África e América do Sul. Recomprado pela Lóide, passou a ter uma configuração interna luxuosa. Uma crise financeira levou-o a ser adquirido pela Vasp, que o utilizou como avião de passageiros e, posteriormente, cargueiro. Foi “aposentado” em 1974 e doado ao Museu Eduardo Matarazzo.

Compartilhe o link desse texto, mas se for copiar algum trecho, cite a fonte. Valorize nosso trabalho.
Mais informações na licença de uso do site.

2 Pingbacks/Trackbacks