David Lynch

Conhecido por seus filmes cheios de imagens de sonhos e meticuloso desenho sonoro, o diretor, roteirista e produtor David Lynch explora bastante o surreal e, em muitos casos, apresenta elementos violentos em seus filmes, dando a reputação de “perturbar, ofender ou mistificar” seus públicos. Muitos de seus filmes são alineares (o tempo da história muda para frente e para trás ao longo do filme) e o que é sonho confunde-se com a realidade, tornando a compreensão do filme um desafio. O filme Amnésia, de Cristopher Nolan, é muito interessante por esse aspecto: o filme tem trechos em preto e branco cortado por outros coloridos; cada trecho em cores é um pedaço anterior da história, que aparecem em ordem cronológica inversa, já os trechos em preto e branco seguem linearmente no tempo e no final do filme se amarracom o início (o filme começa com o final da história). Seguem alguns resumos e links para discussões de seus principais filmes.

Eraserhead (1977)

Beakman.... :P

Beakman…. 😛

Primeiro longa metragem de Lynch, é um filme de horror. Henry Spencer (Jack Nance) é um reservado operário de uma fábrica que se vê obrigado a casar com Mary X, uma antiga namorada que se diz grávida dele. O bebê nasce uma aberração, que faz com que Mary abandone Henry para ele cuidar da ‘criatura’ sozinho. Clique no link para ver a sinopse e interpretação do filme e no vídeo a seguir:

The Elephant Man (O Homem Elefante – 1980)

John Merrick (John Hurt) é um inglês que vive recluso em um circo por ter uma doença que desfigurou seu rosto. Ele é descoberto por um médico (Anthony Hopkins), que deseja integrá-lo à sociedade não como um “esquisito”, mas como alguém normal e culto. O problema é que as pessoas não estão prontas para isso, e John terá que sofrer muito para ser tratado como ser humano. Clique no link para ver a sinopse e análise do filme.

Dune (Duna – 1984)

duna

Foi baseado no romance de Frank Herbert: “Duna”, o primeiro de uma série de seis livros. Em 10.190 D.C., um duque e sua família são mandados pelo Imperador para Arrakis, um árido planeta conhecido como Duna, que tem uma matéria essencial às viagens interplanetárias: a Especiaria. O motivo desta mudança é que o Imperador planeja destruir o duque e sua família, mas seu filho escapa e procura se vingar usando a ecologia deste mundo como uma de suas armas. Clique no link para ver a sinopse e análise do filme.

Blue Velvet (Veludo Azul – 1986)

Jeffrey retorna para sua cidade depois de estar fora algum tempo e descobre uma orelha humana sobre o chão, em meio ao mato. Não satisfeito com a passividade da polícia em relação ao caso, ele e a filha de um detetive da polícia resolvem fazer sua própria investigação. Eles acabam entrando em um submundo bizarro, envolvendo um homem diabólico e uma linda, porém misteriosa, mulher. Clique no link para ver a análise do filme.

Wild At Heart (Coração Selvagem – 1990)

Dois jovens namorados, Sailor e Lula, fogem da perseguição da mãe dela, numa viagem pelo sul dos Estados Unidos. Ele tem fixação por Elvis Presley, enquanto Lula tem obsessão por O Mágico de Oz.

Twin Peaks: Fire Walk with Me (Twin Peaks: Os Últimos Dias De Laura Palmer – 1992)

Prelúdio para a famosa série de TV homônima. Primeiramente aparecem as investigações do agente especial do FBI Chester Desmond no caso Teresa Banks. Então salta-se no tempo para uma semana antes do início da série, e acompanham-se todos os acontecimentos de Laura Palmer durante o eterno pesadelo até a hora de sua morte. Veja a análise da série e do filme clicando no link.

Lost Highway (A Estrada Perdida – 1997)

Fred Madison (Bill Pullman) é acusado, sob misteriosas circunstâncias, de matar sua esposa Renee (Patricia Arquette). Ele logo se vê transformado em um outro homem, Pete Dayton (Balthazar Getty), possuindo uma vida completamente diferente. Quando Pete é solto no seu corpo e na sua mente, as coisas ficam cada vez mais misteriosas e intrigantes. Clique no link para ver a sinopse do filme.

The Straight Story (História Real – 1999)

Um retrato lírico da real viagem de um homem através do coração da América. Filmado ao longo da rota de 260 milhas que Alvin Straigt percorreu em 1994, indo de Laurens, Iowa para Mr. Zion, Wisconsin, História Real conta as crônicas da odisseia de Alvin e das pessoas com as quais encontrou ao longo da travessia.

Mulholland Drive (Cidade Dos Sonhos – 2001)

Nas avenidas de Los Angeles, verdade é mentira com ilusão. Em torno da indústria do cinema, personagens vivem suas fantasias surrealistas, desejos e esperanças frustradas, como a ingênua Betty (Naomi Watts), que chega do Canadá para se tornar atriz. Ela cruza com Rita (Laura Harring), que acaba de sofrer um acidente e sequer se lembra do seu próprio nome. Betty tenta ajudá-la a descobrir quem é. Em outra parte de Los Angeles, o diretor de cinema Adam Kesher está sendo convencido por dois estranhos irmãos, com pinta de mafiosos, a contratar uma atriz específica para seu filme. Clique no link para ver a sinopse e a análise do filme.

Inland Empire (Império Dos Sonhos – 2006)

Inland-Empire

A percepção da realidade de uma atriz torna-se cada vez mais distorcida assim que ela se descobre apaixonada pelo ator do filme no qual está trabalhando, uma eterna refilmagem de uma produção polonesa que está supostamente amaldiçoada. Clique no link para ver a sinopse e a análise do filme. Abaixo, uma pequena série de “horror-comédia” compilada chamada “Rabbits” (2002), que aparece todo picotado, atravessando o filme de maneira surreal. Vale ver e tentar enxergar uma ligação entre as duas narrativas (clique no link para ler uma análise de Rabbits):

Principais fontes: Tela Crítica, Cineplayers e Wikipedia.

Compartilhe o link desse texto, mas se for copiar algum trecho, cite a fonte. Valorize nosso trabalho.
Mais informações na licença de uso do site.