Conversão de temperaturas

Temperatura é uma medida do grau de agitação das moléculas – quanto maior a energia, maior a rapidez das moléculas no objeto. Essa medida é um valor numérico acompanhado de uma unidade de medida. Dentre as unidades de medida mais conhecidas estão o grau Celsius, Kelvin e Fahrenheit. Veja mais sobre essas unidades e como convertê-las.

Escalas termométricas. Fonte: CEPA-IFUSP

Escalas termométricas. Fonte: CEPA-IFUSP

Grau Celsius (°C)

Denominada em homenagem ao astrônomo sueco Anders Celsius (1701–1744), que foi o primeiro a propô-la em 1742. A escala de temperatura Celsius possui dois pontos importantes, onde ponto de congelamento da água corresponde ao valor zero e o ponto de ebulição corresponde ao valor 100, observados a uma pressão atmosférica padrão. A escala Celsius é usada em quase todo o mundo cotidianamente (inclusive no Brasil), apesar de ter sido chamada de centígrada até o final de 1980.

Kelvin (K)

É a unidade de temperatura utilizada no Sistema Internacional de Unidades (SI). Muito utilizada em Física e Química, sua definição é bem científica: O kelvin é a fração 1/273,15 da temperatura termodinâmica do ponto triplo da água. Ou seja, 273,15 K equivale a 0 °C (note que, para obter a temperatura em Kelvin, basta somar 273,25).

A escala kelvin foi proposta em 1854 pelo físico irlandês William Thomson, conhecido como Lord Kelvin, que escreveu em seu artigo, On an Absolute Thermometric Scale a necessidade de uma escala em que “frio infinito” (zero absoluto) fosse o ponto nulo da escala. O zero absoluto é uma temperatura na qual a entropia atingiria seu valor mínimo, sem movimentação relativa das moléculas.

Grau Fahrenheit (°F)

A escala de temperatura foi proposta por Daniel Gabriel Fahrenheit em 1724. Nesta escala, o ponto de fusão da água (0 °C) é de 32 °F e o ponto de ebulição da água (100 °C) é de de 212 °F. Note que essa não é uma escala centígrada (ou seja, dividida em cem partes) como a Celsius ou a Kelvin, e sim dividida em 180 partes, por isso uma diferença de 1,8 °F é igual a uma diferença de 1 °C.

Esta escala foi utilizada principalmente pelos países que foram colonizados pelos britânicos, mas seu uso atualmente se restringe a poucos países de língua inglesa, como os Estados Unidos. Em Celsius, a definição da passagem de estado febril para febre que precisa da utilização de medicamentos está entre os valores 37 e 38 °C. Em fahrenheit, acostumou-se a tratar pacientes com medicamentos quando a febre destes chega a valores de 3 dígitos (100 °F = 37,78 °C).

Conversão de unidades

Supondo que você vai para os Estados Unidos e a previsão é de 40 graus. Você pensa “vai estar calor, vou levar só roupas de verão” e quando chega lá descobre que não eram 40 °C, mas 40 °F, que equivale a 4,4 °C (muito frio para os padrões brasileiros). Para converter as temperaturas em suas diferentes unidades, basta substituir as letras F, C e K pelos valores informados em graus Fahrenheit, Celsius e Kelvin, respectivamente, utilizando as seguintes fórmulas:

conv_temp

Por exemplo, para converter a temperatura de 15 °C para °F, multiplicamos a temperatura em °C por 1,8 e somamos 32 ao resultado: 15 x 1,8 = 27 + 32 = 59 °F. Já para converter 40 °F em °C, subtraímos 32 da temperatura em °F e dividimos o resultado por 1,8: 40 – 32 = 8 : 1,8 = 4,4 °C.

Veja como essas fórmulas foram obtidas a partir de uma simples regra de proporção nesse vídeo:

Para mais detalhes sobre regra de três, clique no link e vá para o respectivo tópico.

Existem conversores online na internet, aplicativos em celular e tabelas que você pode imprimir. Veja um exemplo de site de conversão de diferentes unidades:

Compartilhe o link desse texto, mas se for copiar algum trecho, cite a fonte. Valorize nosso trabalho.
Mais informações na licença de uso do site.
  • Pedro Dejneka

    No parágafo: “Por exemplo, para converter a temperatura de 15 °C para °F, multiplicamos a temperatura em °C por 1,8 e somamos 32 ao resultado: 15 x 1,8 = 27 + 32 = 59 °F. Já para converter 40 °F em °C, subtraímos a temperatura em ºF por 32 e dividimos o resultado por 1,8: 40 – 32 = 8 : 1,8 = 4,4 °C.”, para melhor compreensão do texto, entendo que a redação poderá ser esta:

    “Já para converter 40 °F em °C, subtraímos 32 da temperatura em °F e dividimos o resultado por 1,8: 40 – 32 = 8 : 1,8 = 4,4 °C.” O texto geral ficaria assim:

    “Por exemplo, para converter a temperatura de 15 °C para °F, multiplicamos a temperatura em °C por 1,8 e somamos 32 ao resultado: 15 x 1,8 = 27 + 32 = 59 °F. Já para converter 40 °F em °C, subtraímos 32 da temperatura em °F e dividimos o resultado por 1,8: 40 – 32 = 8 : 1,8 = 4,4 °C.”

    • Vinicius Roggério da Rocha

      Verdade, atualizei o texto. Muito obrigado pela contribuição!