Como transferir declarações de Windows para Linux

Esse post aborda dois pontos: como instalar os programas de Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física da Receita Federal em um computador com sistema operacional Linux e transferir as declarações do ano anterior de um computador para outro.

Instalar os programas da Receita Federal no Linux

Um dos pré requisitos para instalação dos programa IRPF no Linux é possuir o Java mais recente, que irá servir de base para rodar os programas. Veja como instalar a JVM e mantê-la atualizada clicando no link.

Para descobrir se seu computador é 32 ou 64 bits, use o comando "uname -m" no terminal de texto Linux: "i686" ou "i386" é 32-bit e "x86_64" é 64-bit. Essa informação é importante para saber qual versão deve baixar dos programas.

Finalmente, entre no site da Receita Federal sobre Imposto de Renda Pessoa Física, clique no ano atual, depois em "Download do Programa", em Computador escolha "Outros (Mac, Linux, Solaris)" e finalmente a versão de seu sistema operacional. Para Linux 64-bit, esse é o link.

A Receita tem dois programas que devem ser baixados e instalados:

1) Para elaborar a declaração

O programa aplicativo para preenchimento da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física do exercício do ano atual (IRPF ANO), ano-calendário do ano anterior, pode ser baixado diretamente nesse link (esse é para 2016, adapte-o para o ano atual, se for o caso). Caso tenha um erro relacionado a certificados, clique para aceitar a navegação sem o certificado (modo "inseguro"). Se estiver baixando o arquivo usando "wget", utilize a opção "--no-check-certificate".

Siga para a pasta do arquivo baixado no terminal Linux e digite os seguintes comandos como super usuário (os nomes são para os arquivos baixados em 64-bit em 2016):

chmod +x IRPF2016Linux-x86_64v1.2.bin
./IRPF2016Linux-x86_64v1.2.bin

Os comandos são para permitir a execução do arquivo binário e a execução dele. Surgirão uma série de telas de confirmação. Clique "Sim" e "Avançar" em todas para instalar o programa do modo padrão (recomendado). Serão instalados ícones no menu para fácil acesso, inclusive o que desinstala o programa.

2) Para transmitir a declaração

O Receitanet é o programa para transmitir pela internet a declaração elaborada no programa do IRPF. Pode ser baixado diretamente nesse link (caso seja lançada uma nova versão, adapte o link).

Siga para a pasta do arquivo baixado no terminal Linux e digite os seguintes comandos como super usuário (os nomes são para os arquivos baixados em 64-bit):

chmod +x Receitanet-1.07-x64.bin
./Receitanet-1.07-x64.bin

Os comandos são para permitir a execução do arquivo binário e a execução dele. Surgirão uma série de telas de confirmação. Clique "Sim" e "Avançar" em todas para instalar o programa do modo padrão (recomendado). Serão instalados ícones no menu para fácil acesso, inclusive o que desinstala o programa.

Migrar declarações de computador

De modo geral, o interesse é copiar as declarações do ano anterior para serem importadas pelo programa de preenchimento da declaração do ano atual. Assim, só precisa atualizar ou incluir novas informações. Todo ano, a Receita faz pequenas alterações nos campos a serem preenchidos, o que pode dar um trabalho extra. No entanto, a migração de declarações é sempre a mesma coisa.

Primeiramente, localize no computador a pasta onde estão as declarações:

  • Windows - C:\Arquivos de programas\Arquivos de programas RFB
  • Linux - /home/nomedousuario/ProgramasRFB

Uma das pastas dentro deve ter o nome "IRPF2015" ou com o ano de interesse. Copie essa pasta para o computador de destino (usando pendrive, por exemplo). Pode copiar para um lugar temporário e apagar depois de importar.

No computador onde será feita a declaração do ano atual, abra o programa do IRPF e clique em "Importar Dados IRPF" e depois em "Declaração de ajuste anual". Procure o local onde está a pasta copiada. Abra a pasta "transmitidas" e selecione o arquivo da declaração desejada, finalizando com OK. Se aparecer um diálogo perguntado se você deseja importar dados do rascunho, clique em "Não" caso não o tenha utilizado o rascunho.

Como enviar a declaração de IRPF

Independente do sistema operacional, após concluir a declaração usando o programa da Receita Federal, deve-se primeiramente clicar em "verificar pendências" para analisar e corrigir os eventuais avisos e erros (é o símbolo verde de um 'visto' no menu que fica na parte de cima). Depois, é interessante salvar uma cópia de segurança (menu esquerdo).

Para envio, clique no ícone "Entregar declaração" localizado no menu superior (seu símbolo é um globo terrestre com uma seta laranja ao redor). O programa Receitanet será utilizado, devendo apenas seguir as instruções que aparecerem na tela.

Compartilhe o link desse texto, mas se for copiar algum trecho, cite a fonte. Valorize nosso trabalho.
Mais informações na licença de uso do site.