Como transferir declarações de Windows para Linux

Esse post aborda dois pontos: como instalar os programas de Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física da Receita Federal em um computador com sistema operacional Linux e transferir as declarações do ano anterior de um computador para outro.

Instalar os programas da Receita Federal no Linux

Um dos pré requisitos para instalação dos programa IRPF no Linux é possuir o Java mais recente, que irá servir de base para rodar os programas. Veja como instalar a JVM e mantê-la atualizada clicando no link.

Finalmente, entre no site da Receita Federal, clique em IRPF do ano atual, depois em "Download do Programa", em Computador escolha "Outros (Mac, Linux, Solaris)" e finalmente a versão de seu sistema operacional. Caso tenha um erro relacionado a certificados, clique para aceitar a navegação sem o certificado (modo "inseguro"). Se estiver baixando o arquivo usando "wget", utilize a opção "--no-check-certificate".

Para descobrir se seu computador é 32 ou 64 bits, use o comando "uname -m" no terminal de texto Linux: "i686" ou "i386" é 32-bit e "x86_64" é 64-bit. Essa informação é importante para saber qual versão deve baixar dos programas.

A partir de 2017, não é mais necessário baixar o programa Receitanet para o envio da declaração, pois ele foi incorporado ao programa principal.

O programa serve para o preenchimento da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) do exercício do "ano atual / ano-calendário do ano anterior".

Siga para a pasta do arquivo baixado no terminal Linux e digite os seguintes comandos como super usuário (os nomes do exemplo são para arquivo baixado para 64-bit em 2017):

chmod +x IRPF2017Linux-x86_64v1.2.bin
./IRPF2017Linux-x86_64v1.2.bin

Os comandos são para permitir a execução do arquivo binário e a execução dele. Surgirão uma série de telas de confirmação. Clique "Sim" e "Avançar" em todas para instalar o programa do modo padrão (recomendado). Serão instalados ícones no menu para fácil acesso, inclusive o que desinstala o programa.

Utilização do programa

Ao concluir a instalação, serão criados ícones de atalho no menu e no desktop. Caso não consiga abrir o programa pelo ícone, pode ser problema de permissão de uso dos arquivos instalados pelo usuário comum (não-root). Para alterar as permissões de execução dos arquivos necessários, utilize o seguinte comando (considerando que os arquivos estejam em /usr/local):

sudo chmod -R 755 /usr/local/IRPF2017/lib

O programa pode ser também executado a partir do terminal com o seguinte comando:

java -Xms128M -Xmx512M -jar /usr/local/IRPF2017/irpf.jar

Se aparecer um erro do tipo "Error: A JNI error has occurred, please check your installation and try again", realize a alteração de permissão mencionada anteriormente.

Transmitir a declaração

Para entregar a declaração, o computador deve estar conectado à internet e será utilizada a opção "Entregar Declaração" do próprio Programa IRPF.

O Receitanet é o programa para transmitir pela internet a declaração elaborada no programa do IRPF. Pode ser baixado diretamente nesse link (caso seja lançada uma nova versão, adapte o link).

Siga para a pasta do arquivo baixado no terminal Linux e digite os seguintes comandos como super usuário (os nomes são para os arquivos baixados em 64-bit):



chmod +x Receitanet-1.07-x64.bin
./Receitanet-1.07-x64.bin
 

Os comandos são para permitir a execução do arquivo binário e a execução dele. Surgirão uma série de telas de confirmação. Clique "Sim" e "Avançar" em todas para instalar o programa do modo padrão (recomendado). Serão instalados ícones no menu para fácil acesso, inclusive o que desinstala o programa.

Migrar declarações de computador

De modo geral, o interesse é copiar as declarações do ano anterior para serem importadas pelo programa de preenchimento da declaração do ano atual. Assim, só precisa atualizar ou incluir novas informações. Todo ano, a Receita faz pequenas alterações nos campos a serem preenchidos, o que pode dar um trabalho extra. No entanto, a migração de declarações é sempre a mesma coisa.

Primeiramente, localize no computador a pasta onde estão as declarações:

  • Windows - C:\Arquivos de programas\Arquivos de programas RFB
  • Linux - /home/nomedousuario/ProgramasRFB

Uma das pastas dentro deve ter o nome "IRPF2015" ou com o ano de interesse. Copie essa pasta para o computador de destino (usando pendrive, por exemplo). Pode copiar para um lugar temporário e apagar depois de importar.

No computador onde será feita a declaração do ano atual, abra o programa do IRPF e clique em "Importar Dados IRPF" e depois em "Declaração de ajuste anual". Procure o local onde está a pasta copiada. Abra a pasta "transmitidas" e selecione o arquivo da declaração desejada, finalizando com OK. Se aparecer um diálogo perguntado se você deseja importar dados do rascunho, clique em "Não" caso não o tenha utilizado o rascunho.

Como enviar a declaração de IRPF

Independente do sistema operacional, após concluir a declaração usando o programa da Receita Federal, deve-se primeiramente clicar em "verificar pendências" para analisar e corrigir os eventuais avisos e erros (é o símbolo verde de um 'visto' no menu que fica na parte de cima). Depois, é interessante salvar uma cópia de segurança (menu esquerdo).

Para envio, clique no ícone "Entregar declaração" localizado no menu superior (seu símbolo é um globo terrestre com uma seta laranja ao redor). O programa Receitanet será utilizado, devendo apenas seguir as instruções que aparecerem na tela.

Compartilhe o link desse texto, mas se for copiar algum trecho, cite a fonte. Valorize nosso trabalho.
Mais informações na licença de uso do site.