Meteorologia

Conteúdo: Camadas da atmosfera, Variáveis atmosféricas (temperatura, calor, umidade, pressão, vento), Nuvens, Massas de ar, Frentes, Gelo… Voltado para o curso de comissário de voo e curiosos em Meteorologia.

=> 200 testes de Meteorologia para estudo da prova da ANAC (com gabarito)

Exercícios resolvidos (livro “Comissário de Voo – 600 questões da ANAC e apostila CEAB)

551) Sabendo-se que a temperatura numa determinada superfície é de 25°C, considerando-se o gradiente térmico da troposfera, temos a 10.000 pés uma temperatura de:

O gradiente térmico diz que a temperatura cai 2°C a cada 1000 pés. Se você subiu de 0 para 10 mil pés, montamos a seguinte regra de três:

2°C – 1000 pés
x °C – 10.000 pés

Multiplicando em cruz, temos que x = 20 °C, ou seja, subi 10 mil pés e a temperatura caiu 20°C. Como a temperatura de superfície é de 25°C, temos que 25 – 20 = 5°C


594) Sabendo-se que a temperatura na superfície é de 30°C e a 500 metros de 20°C. Qual o gradiente térmico?

Gradiente térmico significa “variação da temperatura”. Em 500 metros, minha temperatura caiu de 30°C para 20°C, portanto em 500 metros variou 10°:

10°C/500m

Simplificando essa fração (ou seja, dividindo em cima e embaixo por 5), temos:

2°C/100m


29) Considerando o gradiente bárico padrão, se a pressão ao nível do mar for de 1020hPa, quanto seria a pressão a 6000 pés?

O gradiente bárico diz que a pressão cai 1 hPa a cada 30 pés. Se você subiu de 0 para 6 mil pés, montamos a seguinte regra de três:

1 hPa – 30 pés
x hPa – 6000 pés

Multiplicando em cruz, temos que x = 200 hPa, ou seja, subi 6 mil pés e a pressão caiu 200 hPa. Como a pressão de superfície é de 1020 hPa, temos que 1020 – 200 = 820 hPa


Veja também:
- Turbulência
- Nuvens (e a história do cara que caiu em uma Cumulunimbus)
- Cosméticos e a Meteorologia
- Esportes e a Meteorologia
- Um salto da estratosfera
- Água na atmosfera
- Radar
- Efeitos do vento sobre a aeronave
e outros assuntos de aviação e ciências nesse site.

Descubra como medir a pressão atmosférica de dentro do avião usando uma garrafa plástica vazia durante o voo clicando nesse link: Física Enlatada.

Você também pode baixar o arquivo com os slides clicando aqui.

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