Chamonix e os Alpes

Chamonix-Mont-Blanc é o nome completo da cidade francesa localizada na tríplice fronteira entre França, Itália e Suíça. Está em frente ao Monte Branco (Mont Blanc ou Monte Bianco), o mais alto cume dos Alpes e da Europa Ocidental com uma altitude de 4810 m.

Aguille du Midi, Chamonix. Foto: Mary Help.

Aiguille du Midi, Chamonix. Foto: Mary Help.

No centro da cidade, encontra-se a estátua de Horace-Bénédict de Saussure em companhia do guia de montanha Jacques Balmat, que lhe aponta o cume do Monte Branco. Ali o naturalista e geólogo suíço pretendia fazer experiências, e pelas ascensões que efetuou é considerado por muitos como o fundador do alpinismo.

O teleférico da Agulha do Midi é o mais alto do mundo e o mais próximo do Monte Branco. Chega-se lá por um teleférico de duas etapas: a primeira sai do centro da cidade e chega ao Plan de l’Aiguille a 2.317 m em 10 minutos, e o segundo teleférico vai até a Aiguille du Midi (3.777 m) também em 10 minutos. Chega-se a ter a sensação de ar rarefeito ao chegar no topo, mesmo sem ser alpinista – principalmente se subir muitas escadas em sequência ou correr. Desse ponto pode-se pegar um elevador para atingir 3842 m de altitude e aproveitar um belo mirante no skywalk. De Agulha do Midi também pode-se tomar a Telecabine Panorâmica, com 5093 m de comprimento, e atravessar a vallée Blanche e o glaciar do Gigante em 35 minutos, terminando na Ponta Helbronner junto da fronteira França-Itália, a 3.466 m de altitude.

Do lado de Chamonix “propriamente dito” há várias estações de esqui como a de Le Brévent e mais a sul, no vale, e que parte de Argentière para se abordar as Agulha das Grandes Montets com as correspondentes telecabines e outras telecadeiras. A região tem alguns glaciares deslizando lentamente pelos seus flancos, sendo o maior deles conhecido por Mer de Glace (Mar de Gelo). Maiores informações no site de Chamonix.

Como chegar

Entrada do túnel sob o Mont Blanc (ainda na França, acesso para Itália). Foto: ViniRoger.

Entrada do túnel sob o Mont Blanc (ainda na França, acesso para Itália). Foto: ViniRoger.

Servida por uma estrada conhecida como “autoestrada branca” (A40), também é aí que se desvia para se tomar o túnel do Monte Branco que liga Chamonix-Mont-Blanc a Courmayeur (no Vale de Aosta, Itália). Inaugurado em 1965, possui 11,6 km.

Ainda é possível aproveitar o centro da cidade para provar um pouco dos doces e pães franceses. Fora de temporada, o movimento é bem tranquilo e não é preciso pagar estacionamento ao parar na rua. Veja mais no site Imagens Viagens e TuroMaquia.

Doces em Chamonix.  Foto: ViniRoger.

Doces em Chamonix. Foto: ViniRoger.

Compartilhe o link desse texto, mas se for copiar algum trecho, cite a fonte. Valorize nosso trabalho.
Mais informações na licença de uso do site.