CEBIMar

O Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo (CEBIMar/USP) é um instituto da USP destinado à pesquisa na área de biologia marinha. Localizado no município de São Sebastião (litoral do estado de São Paulo), o espaço ocupado por ele, bem como suas adjacências, se constituem em área de proteção ambiental. O Centro tem acesso direto às praias do Cabelo Gordo (ou Cabelo Gordo de Dentro) e do Segredo (ou Cabelo Gordo de Fora), de acesso restrito.

Ponta do Baleeiro e Estação Meteorológica Automática instalada em seu topo.

Ponta do Baleeiro e Estação Meteorológica Automática instalada em seu topo.

Com instalações à beira-mar, oferece infraestrutura adequada (laboratórios com água do mar corrente, tanques para manutenção de organismos vivos, salas de aula, refeitório, biblioteca especializada, alojamento e auditório) para o desenvolvimento de diversos projetos de pesquisa e cursos e disciplinas de nível superior e de extensão universitária.

Incorporado à USP em 1962, além da pesquisa científica avançada nas áreas de botânica, fisiologia, ecologia e zoologia de organismos marinhos, o CEBIMar também ministra disciplinas optativas para cursos de graduação e pós-graduação da USP e cursos de extensão universitária (cursos livres).

Nos anos 1930, muitos trabalhos sobre biologia marinha foram efetuados no litoral paulista. Pesquisadores e alunos alojavam-se em hotéis locais ou em acampamentos improvisados. Alguns trabalhos importantes, inclusive em colaboração com pesquisadores estrangeiros foram realizados numa pequena sala emprestada pelo Centro de Saúde de São Sebastião. Alguns professores da USP adquiriram um terreno localizado a cerca de 6 km ao sul do centro da cidade de São Sebastião objetivando erigir um instituto onde pudessem realizar pesquisas e cursos. A Fundação Instituto de Biologia Marinha (IBM) foi criada em 14 de fevereiro de 1955, que após algumas mudanças de nome e regimentárias, tornou-se Centro de Biologia Marinha (CEBIMar).

Trilha com cabo guia para subida à ponta do Baleeiro.

Trilha com cabo guia para subida à ponta do Baleeiro.

Mais fotos estão disponíveis na galeria de fotos do site do CEBIMar

Compartilhe o link desse texto, mas se for copiar algum trecho, cite a fonte. Valorize nosso trabalho.
Mais informações na licença de uso do site.

Um Pingback/Trackback