Cacti

Cacti é uma ferramenta software livre para administração de rede. Ela recolhe informações sobre o estado de uma rede de computadores e exibe através de gráficos através de um navegador web. Veja um pouco mais sobre seus conceitos, sua instalação e funcionamento.

cacto_coiote

O RRDTool (Round Robin Database) é um sistema de base de dados round-robin - o RR é um dos algoritmos mais simples de agendamento de processos em um sistema operacional e que geralmente usa tempo compartilhado, ou seja, dá a cada tarefa um tempo definido chamado quantum, sendo a tarefa interrompida se esgotando o quantum e retomada de onde parou no proximo agendamento. Esse sistema foi desenvolvido para armazenar séries de dados numéricos sobre o estado de redes de computadores, porém pode ser empregado no armazenamento de qualquer outra série de dados como temperatura, uso de CPU, etc.

O Cacti é uma interface e uma infra-estrutura para o RRDTool, responsável por armazenar os dados recolhidos e por gerar gráficos em um banco de dados MySQL. A interface é completamente orientada à PHP, exibida na rede graças ao Apache. Sua arquitetura prevê a possibilidade de expansão através de plugins que adicionam novas funcionalidades, como o PHP Network Weathermap, que mostra um mapa da rede e o estado de cada elemento.

Utiliza-se adicionalmente o protocolo SNMP para consultar informações em elementos de redes e/ou programas que suportam tal protocolo. O SNMP (Simple Network Management Protocol ou Protocolo Simples de Gerência de Rede) consiste de um conjunto de padrões de gerenciamento de rede, incluindo um protocolo da camada de aplicação do modelo OSI, um esquema de banco de dados, e um conjunto de objetos de dados - opera na porta 161 por padrão.

Instalação e configuração no Linux Debian

Inclua o repositório "contrib non-free" no final das linhas dos endereços dos repositórios principais (arquivo /etc/apt/sources.list). Depois execute os seguintes comandos para iniciar a instalação:

$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get upgrade #opcional
$ sudo apt-get install cacti

Serão informadas as dependências (Apache, MySQL, PHP, etc) e tudo será instalado. Como o Cacti precisa criar uma database no MySQL, você deverá informar a senha de administrador do banco de dados para ele criar e configurar tudo para você.

Depois dessa etapa na linha de comando, abrir um navegador web e digitar o enderço "IP_do_PC/cacti" ou "localhost/cacti". Para configurar seu primeiro acesso, avance as opções, observando se está tudo OK, e depois aparecerá uma tela de login. Utilize o login admin e senha admin para configurar uma nova senha.

Existem manuais para instalações mais detalhadas (clique aqui para ver um). Para começar a monitorar seus dispositivos, você deve criar uma árvore, adicionar um dispositivo (roteador, máquina local, etc), criar um gráfico e mover o dispositivo para a árvore. O vídeo a seguir mostra como fazer esse processo:

Para maiores detalhes, consulte o manual do Cacti. Veja também alguns comandos de terminal Linux para monitoramento de redes e monitoramento de computadores clicando nos links.

Nagios, Munin e Zabbix são outros programas open source de monitoramento de redes que verificam constantemente a disponibilidade do serviço, local ou remoto. Possuem interface web para visualização de gráficos de evolução temporal das variáveis de sistema e avisam por meio de email sobre o problema ocorrido.

Compartilhe o link desse texto, mas se for copiar algum trecho, cite a fonte. Valorize nosso trabalho.
Mais informações na licença de uso do site.