Áustria

A República da Áustria (Republik Österreich) está localizada na Europa Central, apresenta terreno muito montanhoso (devido à presença dos Alpes) e o idioma oficial é o alemão. Suas origens remontam à conquista de uma tribo celta pelo Império Romano, posteriormente conquistada pelo rei franco Carlos Magno. Sob a dinastia nativa dos Habsburgo, a Áustria tornou-se uma das grandes potências da Europa, formando em 1867 o Império Austro-Húngaro. Após o fim da 1ª Guerra Mundial, surgiu a Primeira República Austríaca, que foi anexada à Alemanha nazista durante a 2ª Guerra Mundial. Aderiu ao Euro em 1999.

Palácio de Schönbrunn, Viena (detalhe)

Palácio de Schönbrunn, Viena (Gloriette em detalhe)

A capital, Viena, é cortada pelo rio Danúbio, segundo rio mais longo da Europa. Foi tema de uma famosa valsa composta por Johann Strauss. No rio Danúbio encontra-se a Torre de Danúbio, uma torre de metal de 287 metros que abriga um restaurante rotatório com uma vista magnifica para a cidade.

O Palácio de Schönbrunn, em Viena, foi construído entre 1638 e 1643 e expandidos em 1743, o palácio barroco foi residência de Verão da família imperial austríaca desde meados do século XVIII até ao final da Segunda Guerra Mundial. Ali viveu até 1817, data de seu casamento com o futuro imperador brasileiro Pedro I, a arquiduquesa D. Leopoldina de Habsburgo. A Gloriette, erguida em 1775 no alto do monte, que consiste numa arcada situada na colina acima do palácio; nos grandes jardins do palácio está localizado um labirinto público.

Salzburgo é a cidade natal de Mozart, influente compositor de música clássica, como a Flauta Mágica e Boda de Fígaro. Nasceu em 27 de janeiro de 1756 na rua Getreidegasse, hoje a principal rua do centro histórico de Salzburg sempre movimentada, cheia de lojas, restaurantes e hotéis. Existe um doce típico, “Mozartkugeln” (ou “bolas do Mozart”): bolas de massa-pão, recheadas com um creme de nougat e avelã e mergulhadas em chocolate quente.

Fortaleza de Hohensalzburg, sobre uma colina que domina o centro antigo é um dos maiores castelos da Europa.

Fortaleza de Hohensalzburg, sobre uma colina que domina o centro antigo é um dos maiores castelos da Europa.

Salzburg está localizada às margens do rio Salzach, no limite norte dos Alpes. Todo o centro histórico foi declarado Patrimônio da Humanidade em 1996; a arquitetura barroca, incluindo as várias, igrejas é mundialmente famosa. Existe também o Palácio Mirabell, que foi cenário do filme “A Noviça Rebelde”, rodeado por belos jardins cheios de estátuas mitológicas e greco-romanas. Hoje, o Mirabell Palace abriga os escritórios do prefeito de Salzburgo e do conselho municipal. O Salão de Mármore, antigamente dos príncipes-arcebispos, já foi o antigo “local de concertos” reservado para Mozart.

Palácio Mirabell

Palácio Mirabell

Ainda em Salzburg, existe o Museu Red Bull, com várias máquinas em exposição: aviões, carros e até o módulo utilizado pelo austríaco que pulou da estratosfera.

Innsbruck é uma cidade no oeste da Áustria, capital do Estado do Tirol. Existem várias montanhas e estações de esqui com lindas vistas da cidade. A culinária é bem diversificada, sendo o exemplo mais famoso o Apfelstrudel (ou Strudel de maçã) – veja mais exemplos e fotos no site Comer e coçar é só comerçar.

Compartilhe o link desse texto, mas se for copiar algum trecho, cite a fonte. Valorize nosso trabalho.
Mais informações na licença de uso do site.