Arautos do Evangelho

A Ordem dos Arautos do Evangelho (em latim Evangelii Præcones) formam uma associação religiosa privada de fiéis de direito pontifício, a primeira a ser erigida pela Santa Sé no terceiro milênio por ocasião da festa litúrgica da Cátedra de São Pedro em 22 de fevereiro em 2001 e elevada a Sociedade de Vida Apostólica por Decreto Vaticano em 2009. Assim como outras ordens religiosas (Franciscanos, Carmelitas, etc), seus membros se propõem a observar a obediência, a pobreza e a castidade. Foi fundada pelo monsenhor João Scognamiglio Clá Dias e atualmente está espalhada por 78 países.

Basílica Menor de Nossa Senhora do Rosário e Seminário. Foto: ViniRoger

Basílica Menor de Nossa Senhora do Rosário e Seminário. Foto: ViniRoger

Duas das maiores casas da Ordem estão na cidade de Caieiras, na grande São Paulo, na região da Serra da Cantareira. A Basílica de Nossa Senhora do Rosário, inaugurada em 2008, e Igreja de Nossa Senhora do Carmo, no ano seguinte. Ambas estão cercadas por florestas preservadas. Existe também a Igreja de Nossa Senhora de Fátima em seu Centro Mariano, localizado na Granja Viana, em Embu das Artes, onde também estão os centros de formação equivalentes ao ensino fundamental. Em 2003, San Benedetto in Piscinula, em Roma, foi entregue pela Diocese de Roma aos cuidados dos Arautos.

Por causa do tamanho, o templo dos Arautos ficou conhecido por moradores da região como “castelo”. Além da basílica, com 60 metros de altura, existem os prédios do Seminário da Sociedade Clerical Virgo Flos Carmeli, da Casa de Formação dos Arautos do Evangelho e auditório. Um dos prédios, o último em construção, seria uma biblioteca, mas seu uso foi redefinido para abrigar outro centro de estudo e formação. Também possui área de vivência com refeitório, estacionamento e heliponto.

Basílica Menor de Nossa Senhora do Rosário

Em arquitetura, basílica é um grande espaço coberto, destinado à realização de assembleias, cuja origem remonta à Grécia Helenística. As basílicas maiores estão, desde o século XVII, diretamente sob autoridade do papa – têm privilégios especiais e abrigam um altar e um trono papal. Basílica menor é um título honorífico concedido pelo Papa a igrejas em diversos países do mundo consideradas importantes por diversos motivos tais como importância histórica e arquitetônica.

Começou a ser construída em 2006, inspirada no estilo gótico das grandes catedrais medievais. Mesmo seguindo modernas técnicas de construção, possui partes internas e externas bem trabalhadas. Paredes, colunas e teto são ornados com pinturas a mão e relevos em gesso.

Interior da Basílica Menor de Nossa Senhora do Rosário. Foto: ViniRoger

Interior da Basílica Menor de Nossa Senhora do Rosário. Foto: ViniRoger

Os Arautos são consagrados a Jesus Cristo por meio de Nossa Senhora. Seu hábito é uma túnica branca (homens) ou amarela (no caso das mulheres), guarnecida de um escapulário marrom que ostenta a Cruz de Santiago, em vermelho e branco. Conforme o trabalho em que estão escalados, devem usar outras vestes apropriadas. Vivem em casas destinadas especificamente para rapazes ou para moças, alternando a vida de recolhimento, estudo e oração com as atividades de evangelização nas dioceses e paróquias. Contam também com diversos conjuntos musicais, vendo a cultura e a arte como eficazes instrumentos de evangelização.

O acesso à Basílica se dá em uma travessa da Avenida Santa Inês, que liga São Paulo a Mairiporã, Caieiras e Franco da Rocha. Existe placa indicando onde entrar – fica alguns minutos depois do restaurante As Véia (um conjunto arquitetônico com construções feitas de material de demolição) para quem vai de São Paulo sentido Franco da Rocha. Fica perto da Sitiolândia, um parque ecológico de recreação infantil. Localizado no final da rua Avaí, possui uma portaria com segurança, que anota o RG e indica o caminho para o estacionamento após uma íngrime subida. No interior do complexo, um estudante da Ordem recepciona o visitante e monitora a atividade. São muito atenciosos, explicando sobre a ordem, rituais católicos e história.

Os horários das missas podem ser vistos no site, que são realizadas com canto gregoriano. As visitas acontecem das 7:00 da manhã até às 17:45 nas duas igrejas. Caso os ombros ou pernas estejam desnudos, são emprestadas vestes para cobri-los durante a visitação.

O vídeo a seguir mostra um pouco da visita à Basílica Menor de Nossa Senhora do Rosário e à Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em fevereiro de 2016. A música de fundo é um cântico gregoriano, que também é entoado nas missas pelos Arautos do Evangelho.

O canto gregoriano é um gênero de música vocal monofônica de uma só melodia, acompanhada apenas pela repetição da voz principal com o organum ou mesmo sem acompanhamento. Somente este tipo de prática musical podia ser utilizada na liturgia ou outros ofícios católicos até o final da Idade Média. Suas características foram herdadas dos salmos judaicos e dos modos/escalas gregos, que no século VI foram selecionados e adaptados por Gregório Magno (que se tornou Papa Gregório I).

Igreja de Nossa Senhora do Carmo

Possui uma das casa do setor feminino dos Arautos do Evangelho, intitulada “Monte Carmelo”. Assim como a Basílica de Nossa Senhora do Rosário, possui espaço de moradia, vivência e a igreja, com missas celebradas por padres vindos da Basílica. Também possui relíquias (objeto preservado para efeitos de veneração no âmbito de uma religião), em menor número, como pedaços de ossos e de vestes de santos.

Seu acesso se dá também por uma travessa da Avenida Santa Inês, um pouco mais adiante para que vem de São Paulo. Também possui placa indicativa para entrada; entrando na rua Planalto, depois virar na rua Jales – a construção fica no número 1000. É aberta para visitas monitoradas.

Igreja de Nossa Senhora de Fátima

Em um complexo de 40 mil metros quadrados, unindo a harmonia da natureza a um belo conjunto de construções, estão o Colégio Arautos do Evangelho e a Igreja de Nossa Senhora de Fátima. Fica em Cotia, quase na fronteira com Embu das Artes, na Rua dos Agrimensores, 183 – do outro lado da rua do Templo Budista Tibetano Changdud Gonpa Odsal Ling.

Igreja de Nossa Senhora de Fátima - Embu das Artes, SP. Foto: ViniRoger

Igreja de Nossa Senhora de Fátima – Embu das Artes, SP. Foto: ViniRoger

Compartilhe o link desse texto, mas se for copiar algum trecho, cite a fonte. Valorize nosso trabalho.
Mais informações na licença de uso do site.