Aplicativos para Android

O Android é um sistema operacional móvel (voltado para celulares e tablets, geralmente com tela sensível ao toque) baseado em Linux desenvolvido e mantido pela empresa de tecnologia Google. O código do sistema operacional é disponibilizado pelo Google sob licença de código aberto. Funções adicionais são desenvolvidas por programadores de todo o mundo e disponibilizadas através de aplicativos (ou app), aqueles quadradinhos que estão espalhados no celular e que, com um único toque, executa sua função.

android-versoes_2014

Existem aplicativos que já vem com o celular, como calculadora, alarme, câmera, notas (widget de anotações rápidas), acesso de arquivos na nuvem (Google Drive), Mapas, GMail, etc. Outros devem ser baixados da internet, como aplicativos para ver e-mails que não sejam do GMail, do seu banco, da operadora do celular, entre outros. A loja virtual Google Play tem aplicativos tanto gratuitos quanto pagos para os smartphones e tablets com Android – existe a opção de baixar um arquivo “executável” e instalar na mão, o que não é tão simples nem muito seguro. Veja uma lista com alguns aplicativos muito úteis para Android.

PodStore

Um dos melhores gerenciadores de podcasts. Ele já vem com uma lista de links para baixar alguns canais de podcast, mas é possível excluir e/ou cadastrar novos endereços RSS de feed de outros podcasts. O arquivo pode ser escutado online (via stream) ou ser baixado para ouvir depois. Um defeito é que ele é meio lento para atualizar a lista de podcasts – e fuja de salvar miniaturas das figuras que identificam cada podcast, elas ocupam muito espaço. Permite a execução em background e pára de tocar quando alguém liga, retomando automaticamente após o final da ligação.

Outro aplicativo bom e bem leve é o Podkicker. Como vantagem, ele permite buscar podcastas sem a necessidade de escrever diretamente o endereço rss, assim como cadastrar feeds do itunes. Em comparação com o Podstore, para mim ele é bem mais rápido para atualizar novos podcasts, através da opção “refresh”. Ele também indica qual a porcentagem do arquivo já foi ouvido, assim você não se perde.

Talvez o mais completo e popular seja o Podcast & Radio Addict. Conseguiu encontrar podcasts e listar corretamente os episódios que outros não conseguiram.

Smart AudioBook Player

Projetado especialmente para a reprodução de livros em áudio, cujos arquivos devem ser copiados manualmente pelo usuário para alguma pasta dentro do celular. Cada arquivo é considerado um capítulo (mesmo que não o seja), e a navegação no tempo e nos arquivos é bem amigável. Quando o áudio é pausado, ele volta 30 segundos para relembrar o ponto onde parou a história. Permite a execução em background e pára de tocar quando alguém liga, retomando automaticamente após o final da ligação.

Waze

Maior aplicativo de navegação e trânsito do mundo baseado em uma comunidade, que avisa sobre acidentes, perigos, polícia e radares de fiscalização fotográfica. A partir dos dados de posição e velocidade de cada usuário conectado, dá para estimar o trânsito nas vias e calcular a melhor rota para ir de um ponto a outro – se tem trânsito intenso, nem sempre a menor distância entre dois pontos é o caminho mais curto. Precisa de GPS. Dá pra fazer busca online no wi-fi, desligar aplicativo e quando estiver na rua religar e usar somente função GPS, sem usar rede, se guiando pelos trajetos que o aplicativo calcula no mapa previamente baixado na busca. É uma boa ideia retirar aqueles ícones que mostram outros usuários (wazers), chat e doces indo em “configuração -> conf. de exibição -> mostrar no mapa”.

Em celulares antigos (android 4.0.x), é comum o Waze ou mesmo o Google Maps travar ou ter problemas de exibição (quando utilizados na versão mais atualizada). Além do Waze ficar muito pesado, ele não tem mapas offline. Para evitar a gambiarra mencionada anteriormente, existem opções mais leves, com mapas offline e navegação GPS, mas sem recursos de trânsito na versão gratuita.

Os aplicativos testados a seguir são mais rápidos, possuem recurso de voz em português, centralizam na sua posição automaticamente, calculam e traçam rota (recalculam automaticamente se sair do caminho) e a busca é feita escolhendo primeiro a cidade, depois a rua, depois o número (ou cruzamento) – mas existem exceções. O tamanho dos programas estão geralmente entre 15 e 40 MB e dos mapas em torno de 340 MB:

  • Navegação de mapa – permite selecionar mapas por país e estado para download e busca online; funciona em aparelhos antigos
  • Offline Maps and navigation – mapa do Brasil OSM com mais de 650 mb; se estiver ouvindo música, ele fala junto com o outro são (não interrompe); é o equivalente gratuito do GPS Navigation & Map by Aponia; Para atualizar os mapas: clique em settings e Download para atualizar automaticamente a lista de mapas e aparecer um símbolo de atualização ao lado do nome, se for o caso.
  • TomTom – possui busca igual do Waze (colocar o endereço diretamente, sem selecionar estado e cidade antes, e talvez demore um pouco mais para encontrar o local, e não permite colocar número, só cruzamento); o problema é o espaço que ocupa em disco (mais de 75 MB de programa e mapa do Brasil com quase 1 GB)
  • MapFactor: GPS Navigation – permite várias opções de mapas OSM, ocupando menos espaço em disco; tive problemas para inserir número de endereço e tem propagandas
  • ZANavi – Mapa OSM somente da América do Sul (545 MB); visual “buggado” com busca offline lenta e nada assertiva (procura todas as palavras), mas a busca online é boa (considera numeração); problemas com recurso de voz (não foi ativado)
  • CoPilot GPS – sem recurso de voz na versão gratuita, precisa clicar em botão para manter sua posição centralizada e para recalcular rota (no caso de ter saído do caminho pré estabelecido)
  • Navit – a busca não é rápida nem assertiva (procura todas as palavras) não imprime rota no mapa e a conversão de texto pra voz não é tão clara quanto a dos outros
  • OsmAnd Maps and Navigation – opção de mapas OSM regionais, radares, etc, mas restringe a 7 transferências; muito colorido (fica difícil achar a rota), fica rodando em segundo plano e não fecha e ficou muito lento em celular antigo (chegou a demorar mais de 10 minutos para aparecer a rota e começar a navegação por voz)
  • Navmii (Navfree), GPS Navigation (be-on-road) e Navegação GPS e mapas da Sygic – versão gratuita por 7 dias; ficaram lentos em celular antigo

O maps.me é afirmado como o melhor, mas não testei porque travou logo ao abrir. Também falam que os aplicativos GPS Brasil, Here e City Maps 2Go são muito bons, mas não são compatíveis com a versão de android utilizada para os testes.

Alguns aplicativos usam o OpenStreetMap (OSM), um projeto de mapeamento colaborativo para criar um mapa livre e editável do mundo, inspirado por sites como a Wikipédia. Alguns exemplos podem ser vistos no link. Desse modo, as atualizações são gratuitas e ilimitadas. Existem mapas para baixar no Mapsforge.

WhatsApp

Famoso aplicativo para a troca de mensagens de texto, voz, imagens e vídeos. O WhatsApp funciona com o seu número de telefone, assim como o SMS, e se integra perfeitamente com a agenda de contatos existente no seu telefone. Ao enviar uma mensagem, aparece um visto no canto inferior; dois vistos indicam que a mensagem foi recebida, mas só quando aparecerem azuis é que a mensagem foi lida. Se você perdeu uma notificação ou desligou o seu telefone, o WhatsApp salvará suas mensagens até a próxima vez que você utilizar o aplicativo. A Ligação do WhatsApp utiliza a conexão com a internet ao invés do plano de minutos. Para todos os telefones, o WhatsApp é gratuito para fazer o download e usar. Desinstalar e reinstalar (mesmo em outro aparelho com o mesmo chip) não afeta a assinatura nem a necessidade de fazer uma. Uma alternativa ainda gratuita é o Viber, mas os seus contatos devem ter o aplicativo instalado também – assim como o WhatsApp.

Skype

Versão mobile do famoso software que permite comunicação pela Internet através de conexões de voz e vídeo. Economize telefone conectando-se em uma rede wi-fi e usando o skype.

AIO Remote

Você pode controlar qualquer aplicação em um computador (ou até outro telefone) através de Wi-Fi, Bluetooth, criando seus próprios controles remotos personalizados totalmente personalizados. Tem suporte para Windows, Linux e Mac. Existem algumas dicas para controlar uma raspberry nesse link. Muito útil para apresentações de slides ou tocadores de músicas. É um software egípcio, que está em constante desenvolvimento.

AVG Antivirus

O AVG AntiVirus FREE protege você contra vírus, malware, spyware e mensagens de texto danosos e ajuda a manter seus dados pessoais a salvo. Não é tão fácil pegar um vírus para o seu celular, já que todos os sistemas são relativamente seguros e o seu smartphone só será infectado se você baixar e der permissões amplas para um aplicativo suspeito, o que não é a situação mais simples do mundo. A ameaça mais básica para o seu celular são malwares dedicados a roubar informação e se valer da sua identidade para mandar spams, comprar produtos, serviços e outros problemas semelhantes. Normalmente eles se disfarçam na forma de aplicativos úteis, versões gratuitas de softwares pagos com linhas de código alterada – muito cuidado na hora de baixar um aplicativo na Play Store ou em qualquer lugar. Sempre desconfie de apps que requerem coisas que não estão ligadas às funções que ele descreveu na loja. Outros tipos de vírus que afetam celulares são aqueles oriundos de SMS e/ou e-mail com anexo e links suspeitos – veja mais sobre segurança na internet nesse link. Na verdade, para detectar e acabar com vírus reais, um software precisaria ser rodado como um processo root no sistema, algo que simplesmente não é possível no Android e no iOS, mas pode ajudar em coisas mais simples.

ConnectBot

Cliente SSH simples e poderoso de código aberto. Muito útil para conectar máquinas remotamente através de linha de comando.

Mathematics

Calcula, plota e resolve sistemas, equações, etc. Bom para conferir exercícios de matemática.

Existem também aplicativos interessante para monitorar o funcionamento do carro, que podem ser vistos clicando no link.

Ao conectar em rede, o aplicativo da Play Store procura atualizações dos programas instalados – isso pode ser configurado para não ocorrer automaticamente. Caso queira atualizar manualmente, abra o aplicativo e clique em opções (aquelas três linhas no canto superior direito) e em “Meus Apps” para escolher quais atualizar ou atualizar tudo. Veja também nesse link algumas dicas de como economizar a bateria do celular.

Desinstalar

Indo em configurações e gerenciador de aplicações, é possível desinstalar os aplicativos. No entanto, é comum existirem aplicativos que não lhe são úteis e que vem junto com a compra do celular, mas que não é possível desinstalá-los da mesma forma. Para remover esses aplicativos nativos, existem algumas formas disponíveis no link. Se preferir uma opção menos “arriscada” e que permita reativar o aplicativo mais facilmente, pode-se desinstalar atualizações (para substituir pela configuração de fábrica, o que as vezes já diminui bastante o espaço em disco ocupado) e posteriormente desativar. O programa fica listado ainda, mas não é executado nem consome memória.

Compartilhe o link desse texto, mas se for copiar algum trecho, cite a fonte. Valorize nosso trabalho.
Mais informações na licença de uso do site.