Acessar Raspberry Pi com USB e celular

Para evitar o uso de monitor, teclado e mouse para utilizar uma Raspberry Pi, é comum a utilização de acesso remoto via rede. Mas e se isso não for possível? Uma alternativa é a utilização de um cabo USB e um celular (ou tablet) com o aplicativo ConnectBot instalado, mais algumas configurações.

1. No celular, instale o aplicativo ConnectBot

2. Ligue a Raspberry, logue-se e acesse como super usuário (sudo su) para incluir as seguintes linhas no arquivo “/etc/network/interfaces”:

iface usb0 inet static
 address 192.168.42.42
 netmask 255.255.255.0
 network 192.168.42.0
 broadcast 192.168.42.255

Desse modo, fica fixo o IP para sempre acessar a Rasp via USB usando esse IP.

3. Desligue a Rasp, conecte o cabo USB entre ela e o celular e religue a Raspberry (note que a fonte deve “segurar” a Rasp e o celular!)

4. No celular, utilize o aplicativo “roteador” (ou configurações / Rede) e deixe “checada” a opção de ancoragem USB (ou “USB tethering”)

5. Ainda no celular, acesse o programa ConnectBot e use o SSH com “pi@192.168.42.42”

6. Digite a senha de acesso do usuário pi e você agora tem acesso à Raspberry pelo terminal

Depois da primeira vez que for usar, a chave primária do SSH fica guardada, assim como usuário e IP, não precisando digitar tudo de novo da próxima vez.

Algumas dicas para usar o ConnectBot: ao usar a tecla “voltar” e o teclado deixar de ser visível, você pode retomá-lo “clicando” em qualquer ponto da tela, aparecendo uma barra embaixo. Através dela, é possível tornar o teclado visível novamente ou também clicar o CTRL e outras teclas que não existem no teclado virtual.

Caso não consiga conectar e apareça a mensagem “failed to connect to /192.168.42.42 (port 22): connect failed: EHOSTUNREACH (No route to host)”, talvez seja necessário verificar se a conexão usb0 aparecere ao executar o comando “sudo ifconfig” e subir essa rede na mão usando “sudo ifup usb0”.

Isso foi testado na versão 4.0.4 do android; versões mais recentes trabalham de outra forma a ancoragem e precisam baixar outro programa para realizar a conexão.

Veja também no link como usar o Wifi/3G do celular na Rasp usando esse método.

Compartilhe o link desse texto, mas se for copiar algum trecho, cite a fonte. Valorize nosso trabalho.
Mais informações na licença de uso do site.